首页> 外文OA文献 >Effects of hypertension on maternal adaptations to pregnancy: experimental study on spontaneously hypertensive rats
【2h】

Effects of hypertension on maternal adaptations to pregnancy: experimental study on spontaneously hypertensive rats

机译:高血压对母体适应妊娠的影响:自发性高血压大鼠的实验研究

代理获取
本网站仅为用户提供外文OA文献查询和代理获取服务,本网站没有原文。下单后我们将采用程序或人工为您竭诚获取高质量的原文,但由于OA文献来源多样且变更频繁,仍可能出现获取不到、文献不完整或与标题不符等情况,如果获取不到我们将提供退款服务。请知悉。

摘要

CONTEXTO: Os modelos animais de hipertensão arterial têm sido usados para a compreensão das condições patológicas humanas encontradas nas mulheres grávidas hipertensas. OBJETIVO: Estudar os possíveis efeitos da prenhez sobre a hipertensão arterial, e desta sobre a prenhez, em ratas espontaneamente hipertensas (SHR) e seu controle normotenso Wistar-Kyoto (WKY) TIPO DE ESTUDO: Estudo comparativo com animais de laboratório. LOCAL: Laboratório de pesquisa experimental da Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual de São Paulo, Brasil. AMOSTRA: Foram utilizadas ratas virgens, das linhagens WKY e SHR, com idade entre 10 e 12 semanas. Os animais foram divididos em quatro grupos: 15 SHR-prenhe (SHR-P), 10 SHR não-prenhe (SHR-NP), 15 WKY prenhe (WKY-P) e 10 WKY não-prenhe (WKY-NP). VARIÁVEIS ESTUDADAS: A pressão arterial foi avaliada pelo método do esfigmomanômetro de cauda em ratas adaptadas ou não previamente ao aquecimento necessário para a medida da pressão arterial da cauda. A expansão da volemia foi avaliada indiretamente pelo ganho de peso e por parâmetros sistêmicos como hematócrito, hemoglobina, proteínas totais, albumina e balanço de sódio. O resultado perinatal foi avaliado pelo número de nódulos de reabsorção, tamanho da ninhada, taxa de fetos com baixo peso e número de natimortos. RESULTADOS: A queda da pressão arterial no final da prenhez, das ratas SHR e WKY, ocorreu somente nas ratas adaptadas ao aquecimento para a medida da pressão arterial na cauda. Durante a prenhez o ganho de peso materno foi significativamente maior nas ratas WKY. Os parâmetros sistêmicos foram significativamente menores nas ratas WKY prenhez em relação ao seu controle não-prenhe, não sendo observada diferença significativa entre as ratas SRH prenhes e não-prenhes. Nas ratas WKY prenhez a retenção de sódio foi maior desde o décimo terceiro dia de prenhez, e nas ratas SHR apenas a partir do décimo nono dia. Os aspectos reprodutivos como número e peso dos fetos, mortalidade fetal e número de nódulos de reabsorção foram significativamente afetados na linhagem SHR. CONCLUSÃO: A linhagem SHR pode ser considerada como modelo de hipertensão arterial crônica hipovolêmico, sendo a restrição do crescimento fetal observada, conseqüente a esse estado de hipovolemia materna.
机译:背景:动脉高血压动物模型已被用于了解高血压孕妇中发现的人类病理状况。目的:研究妊娠对自发性高血压大鼠(SHR)及其血压正常对照Wistar-Kyoto(WKY)的高血压及其可能的影响。研究类型:与实验动物的对比研究。地点:巴西圣保罗州立大学Botucatu医学院实验研究实验室。样品:使用来自WKY和SHR系的10至12周龄的处女大鼠。将动物分为四组:15只怀孕的SHR(SHR-P),10只未怀孕的SHR(SHR-NP),15只怀孕的WKY(WKY-P)和10只未怀孕的WKY(WKY-NP)。研究变量:通过尾部血压计法在不测量或不测量尾部加热所需的加热之前对大鼠进行血压评估。通过体重增加和全身参数(如血细胞比容,血红蛋白,总蛋白,白蛋白和钠平衡)间接评估血容量的增加。围产期结局通过吸收结节的数量,窝产仔数,低出生体重胎儿的比率和死产的数量进行评估。结果:SHR和WKY大鼠的妊娠末血压下降仅发生在适于加热以测量尾巴血压的大鼠中。在怀孕期间,WKY大鼠的孕妇体重增加明显更大。与未怀孕的对照组相比,怀孕的WKY大鼠的全身参数明显较低,在怀孕和未怀孕的SRH大鼠之间均未观察到显着差异。在怀孕的WKY大鼠中,自妊娠第13天起钠的保留更高,而在SHR大鼠中仅在第19天后,钠的保留更高。生殖方面,例如胎儿的数量和体重,胎儿死亡率和再吸收结节的数量,在SHR菌株中受到显着影响。结论:SHR菌株可以被认为是慢性低血容量性动脉高血压的模型,由于这种形式的母亲血容量不足,胎儿生长受到限制。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利
代理获取

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号